NOTÍCIAS

Eleições Previ 2018: inscrição das chapas vai até 28/2

PREVI | Sede Nacional

22 de fevereiro de 2018

logo_previ_horizontal

A inscrição das chapas para as Eleições Previ 2018 começa nesta quinta-feira, 15/2, deve ser realizada até as 18h (horário de Brasília) do dia 28/2. As chapas devem apresentar candidatos para todos os cargos, inclusive suplentes. Os candidatos devem possuir os pré-requisitos específicos para o cargo postulado, conforme as normas em vigor. O Requerimento de Inscrição é um dos anexos ao Edital de Convocação, que pode ser encontrado na Página Especial das Eleições.

Participantes e assistidos escolherão para mandatos de quatro anos, que vigorarão de 1º/6/2018 até 31/5/2022, representantes para os seguintes cargos:

  • Conselho Deliberativo: um titular e um suplente;
  • Conselho Fiscal: um titular e um suplente;
  • Diretoria Executiva: diretor de Administração e diretor de Planejamento;
  • Conselho Consultivo do Plano 1: dois titulares e dois suplentes;
  • Conselho Consultivo do PREVI Futuro: dois titulares e dois suplentes.

Relação de apoio

As chapas precisam apresentar no ato de inscrição uma relação de apoio, com o número mínimo de 1.010 signatários que sejam participantes com direito a voto. No verso do documento, junto às respectivas assinaturas, é preciso constar a identificação – nome completo, matrícula, dependência de localização ou situação de assistido de cada signatário. O anverso da relação deve conter a relação dos integrantes da chapa, conforme estabelecido no Anexo 2 do Edital.

Pré-requisitos

A Instrução Previc nº 6, de 29/5/2017, prevê que os membros da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e do Conselho Deliberativo devem ser previamente habilitados para o exercício de seus mandatos, estabelecendo uma série de requisitos comuns a todos esses cargos. Para o desempenho da função de Administrator Estatutário Tecnicamente Qualificado, que na Previ é o diretor de Planejamento, a resolução traz alguns requisitos específicos a serem observados: a experiência mínima de três anos deve ser obrigatoriamente na área de investimentos e a necessidade possuir certificação prévia emitida por uma das instituições previstas no artigo 7º da Portaria Previc nº 1.142, de 2017.

Ainda em conformidade com a Instrução Previc nº 6, os documentos dos candidatos eleitos para mandatos de diretor, conselheiro deliberativo e conselheiro fiscal devem ser enviados para a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, a Previc, que emite um atestado de habilitação do dirigente. Esse atestado de habilitação precisa ser recebido pela Previ antes da posse do candidato eleito. Por isso, todos os candidatos devem apresentar no momento da inscrição da chapa, obrigatoriamente, a documentação exigida. Destacamos que para os candidatos ao cargo de diretor de Planejamento, por ser o indicado a AETQ, devem ser entregues, também, as comprovações de experiência e de certificação na área de investimentos, conforme previsto na legislação vigente. Confira o pré-requisito para todos os cargos.

A Previ entende que a qualificação de seus dirigentes e a prévia habilitação dos mesmos reforçam a boa governança e a garantia de uma gestão técnica e voltada para o cumprimento da missão da entidade.

Como votar

A votação será realizada das 9h do dia 18/4/2018 às 18h do dia 30/4/2018, horário de Brasília (DF). Podem votar participantes e assistidos maiores de 18 anos, inscritos nos Planos de Benefícios da Previ, até 31/1/2018.

Para facilitar a participação de todos, o canal de votação de parte dos associados mudou nas eleições 2018. A partir de agora votam no SISBB somente os participantes que são funcionários da ativa ou adidos e estatutários do Banco do Brasil S.A.

Aposentados, pensionistas, funcionários cedidos, em afastamentos regulamentares e demais participantes tiveram seus canais de votação ampliados e votam pelo site da Previ; pelo aplicativo móvel da Previ (APP); pelos terminais de autoatendimento (TAA) do Banco do Brasil S.A.; ou pelo atendimento automático por telefone (URA-0800).

Renovação também tem indicação do Patrocinador

Como acontece a cada dois anos, a renovação de parte dos dirigentes da PREVI também tem indicação do patrocinador Banco do Brasil. Como previsto no Estatuto vigente, o Banco do Brasil indicará o Presidente, dois titulares e respectivos suplentes para o Conselho Deliberativo e um titular e respectivo suplente para o Conselho Fiscal, além de um titular e respectivo suplente para o Conselho Consultivo do Plano 1 e de um titular e respectivo suplente para o Conselho Consultivo do PREVI Futuro.

Mais informações sobre as Eleições Previ 2018, como Regulamento, Cronograma e Edital de Convocação, podem ser encontradas aqui no site, no menu principal, em A Previ >> Eleições.

Fonte: Previ

VEJA TAMBÉM